top of page

DELFIM MOREIRA

  • Foto do escritor: wagner Costa
    wagner Costa
  • 1 de mai. de 2013
  • 1 min de leitura

Como a maioria dos municípios da região, sua origem está ligada à chegada dos bandeirantes paulistas (em especial à bandeira de Borba Gato), que vinham à procura de ouro. O nome Descoberto dado a princípio ao lugar, passando a ser Descoberto do Itagybá, atualmente Itajubá, que significa "braço de pedra", através da junção dos termos tupis itá("pedra") e îybá ("braço")6 . Já em 1848, a freguesia foi elevada a vila e, em 1938, a município. Nos idos de 1746, a região de Itajubá sofreu modificações em suas divisas e passou a pertencer a Minas Gerais.

No decorrer de sua história, o município de Itajubá sofreu divisões em seu território, sendo que a vila original se tornou a cidade de Delfim Moreira, enquanto Itajubá se desenvolveu em outro ponto do município, mais abaixo no vale.

Historicamente, a região de Delfim Moreira foi muito conhecida pela intensa produção agrícola, especialmente do marmelo, nos idos de 1940 a 1970 e, posteriormente, pela cultura da batata e pela produção de leite.

Atualmente, a cidade tem se despontado turisticamente devido a grande quantidade de cachoeiras existentes. Existem cachoeiras para aqueles aventureiros mais radicais e para aquelas pessoas que buscam um acesso mais fácil. Em algumas cachoeiras, o turista conta com infra-estrutura de visitação. A cidade oferece diversas pousadas, indo do econômico ao mais luxuoso.

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

© 2022 por Wagner Costa 

bottom of page